sábado, 20 de março de 2010

Com que roupa...


Agora virou moda times brasileiros escolherem uniformes "exóticos" para serem suas camisas comemorativas de amistosos. O que pouca gente sabe, é que nos anos 90 o Fluminense foi um dos primeiros times a usar de um terceiro uniforme discrepante do tradicional (uma camisa laranja em alusão à sede do clube) e o Santos usou um calção xadrez. Quando não com estrelas.

Na Europa, isso é mais comum que de costume. Barcelona e Chelsea, que tem cor predominante azul em seus uniformes, já usaram tons "marca texto" em seu terceiro uniforme (tal qual Palmeiras-2009). Essas camisas costumam ser em datas comemorativas, alusões a datas especiais (aniversário do clube, de conquistas marcantes, etc.). O Arsenal, clube inglês da cidade de Londres, recentemente utilizou a primeira opção de camisa em referência ao uniforme que utilizava quando estreou em um estádio do qual estava se despedindo.

O que tem ocorrido mais de costume é times lançarem camisas diferentes como "jogada de marketing". O Palmeiras, em dois anos, lançou uma camisa marca-texto e na temporada seguinte lançou um azul-retrô em homenagem aos tempos de Palestra Italia. O Corinthians lançou a camisa roxa em alusão a torcida (torcedor de verdade é torcedor "roxo"). Agora, duas camisas chamaram a atenção essa semana.

A foto em questão é o novo terceiro uniforme do Vasco. Depois da camisa que parecia uma veste paroquiana - já vi vários padres com vestes parecida com aquela camisa - surge agora o modelo "bandeira da Inglaterra". Também surgiu no Atlético Mineiro a camisa de treino cor de rosa, num tom bem suave e polêmico.

Bem, tem gosto para tudo. Fica aqui a opinião de quem é particularmente contra manifestações meramente mercadológicas e que nada tenham a ver com a história do clube. Façamos referências criativas e dignas de tal gesto.

Um forte abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário